Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Capa
"Indice dos artigos contidos nos 50 tomos, " vol. 76 (t. 51) 1888, p. [379]-404.
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 289 - Viana, no meu Conselho, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessários. Palácio do Rio de Janeiro, em o primeiro de maio de mil oitocentos e quarenta e dois, vigésimo primeiro da Independência e do Império. Com a Rubrica de Sua Majestade O Imperador. Cândido José de Araújo Viana.
Página 430 - Entretanto o céu se levanta sereno e pomposo como para um dia de festa". CARLOS LACRETELLE Eu também antevi dourados dias Nesse dia fatal: Eu também, como tu, sonhei contente Uma ventura igual. Eu também ideei a linda imagem Da placidez da vida: Eu também desejei o claustro estéril, Como feliz guarida. Eu também me prostrei ao pé das aras Com júbilo indizível: Eu também declarei com forte acento O juramento horrível. Eu também afirmei que era bem fácil Esse voto imortal: Eu também...
Página 283 - Império, ministro e Secretario de Estado dos negócios do Império, o tenha assim entendido e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro, 22 de julho de 1840, decimo nono da Independência e do Império. Pedro de Araújo Lima. Bernardo Pereira de Vasconcellos. — Está conforme, João Cam.
Página 366 - Brazileiros nunca souberam o valor do homem que tinham, valor tanto mais precioso pois que era todo fructo dos seus próprios recursos ! E como o saberiam ? Eu, o discípulo favorito de Haydn, o que completou por ordem sua as obras que deixara incompletas, escrevi no Rio de Janeiro uma missa, que foi entregue...
Página 158 - Visconde de Santarém, Demonstração dos Direitos que tem a Coroa de Portugal sobre os territórios situados na costa Occidental de África, entre o 5.° grau e 12 minutos eo 8.° de latitude meridional; Lisboa, 1855.
Página 329 - Lisboa, do coronel inspector dos destacamentos da capitania, do tenente coronel, do major, do ouvidor da comarca na qualidade de auditor do regimento, e do escrivão deputado da junta da fazenda, na qual fareis conhecer do resultado de...
Página 280 - Estado dos Negócios do Império, o tenha assim entendido e faça executar com os despachos necessários — Palácio do Rio de Janeiro, 18 de julho de 1841, 20.° da Independência e do Império. — Com a rubrica de SM o Imperador, Cândido José de Araújo Vianna".
Página 280 - ... referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir, e guardar tão inteiramente como nela se contém. O Secretário de Estado dos Negócios do Império a faça imprimir, publicar, e correr.
Página 326 - ... tristes restos, tendo-se verificado na minha real presença a inutilidade de todos os meios humanos, pelos quaes tenho mandado que se tente a sua civilisação eo...
Página 194 - Minas estabelecer 03 registos para as arrecadações e forças contra o gentio Botocudo, por onde se estabeleça a segurança dos carregadores das duas colónias : E por assim se ter assentado ser do bom serviço de SA o príncipe real nosso senhor se fez este auto que assignamos.

Informação bibliográfica