Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Volume 44

Capa
 

Páginas seleccionadas

Índice


Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 250 - Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocadio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, segundo imperador e defensor perpetuo do Brasil, filho legitimo e primeiro varão existente do fullecido 6r.
Página 241 - ... da constituição do Império, adiar a assembleia geral para o dia 20 de novembro do corrente ano. Bernardo Pereira de Vasconcelos, ministro e secretário de estado dos negócios do império, o tenha assim entendido e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro, em vinte e dois de julho de mil oitocentos e quarenta, décimo nono da independência e do Império.
Página 225 - Artigo único — Os eleitores dos Deputados para a seguinte Legislatura lhes conferirão nas procurações especial faculdade para reformarem os artigos da Constituição que se seguem: O...
Página 233 - Se o Imperador por causa física, ou moral, evidentemente reconhecida pela pluralidade de cada uma das Câmaras da Assembléia, se impossibilitar para governar, em seu lugar governará, como Regente, o Príncipe Imperial, se for maior de dezoito anos.
Página 254 - ... o de todo o Império, para conferir-se ao mesmo Augusto Senhor o exercício dos poderes que pela constituição lhe competem, houve por bem, por tão ponderosos motivos...
Página 268 - Senhor, e assim é cousa formosíssima ea mais aprazível que há em todo o Brasil, nem lhe chega a vista do Mondego e Tejo; é tão capaz que terá 20 léguas em roda cheia pelo meio de muitas ilhas frescas de grandes arvoredos, e não impedem a vista umas às outras que é o que lhe dá graça.
Página 264 - Apezar dos escrupulos que tinhão os membros do governo sobre tal medida, de ordem do Regente, em nome do Imperador, convoquei de novo a assembléa geral, no mesmo dia 22, para o seguinte, á vista da declaração de SM E porque era este o ultimo acto do Regente, e para que o pretexto de achar-me eu...
Página 248 - Bernardo Pereira de Vasconcellos, senador do Império, ministro e secretario de estado dos negócios do Império, assim o tenha entendido e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro, em 22 de Julho de 1840, decimo-nono da independência e do Império, Pedro de Araújo Lima.
Página 1 - Vocabulary of the Tupi Language. Partly collected and partly translated from the works of Anchietta and Figuera noted Brazilian Missionarys by John Luccock. Rio de Janeiro. 1818. Original. In-4.
Página 262 - Estado dos Negócios do Império, o tenha assim entendido e faça executar com os despachos necessários — Palácio do Rio de Janeiro, 18 de julho de 1841, 20.° da Independência e do Império. — Com a rubrica de SM o Imperador, Cândido José de Araújo Vianna".

Informação bibliográfica