Historia do Brasil: curso superior, adoptado no Gymnasio nacional

Capa
F. Alves, 1912 - 541 páginas
 

Passagens conhecidas

Página 88 - Rhenumque bibunt. venient annis saecula seris, quibus Oceanus vincula rerum laxet et ingens pateat tellus Tethysque novos detegat orbes nee sit terris ultima Thule.
Página 163 - ... do povoamento. As suas ondulações extremas desde S. Paulo (ligado a Minas) até o Piauí (ligado a Pernambuco) abraçam o que hoje se poderia chamar o Brasil brasileiro.
Página 460 - Como é para bem de todos, e felicidade geral da nação diga ao povo, que fico...
Página 408 - Eram onze os criminosos que ali esperavam, algemados e cercados de força embalada, a última palavra de seus destinos. A leitura da sentença erudita e cheia de citações durou duas longas horas; ao cabo delas eram todos os infames condenados à forca ea alguns cabia ainda mais o horror de, insepultos e esquartejados, servirem os seus membros, espetados em postes, de padrão da execrável perfídia.
Página 486 - ... os mais ardentes revolucionários tiveram que voltar, a toda pressão e sob a inspiração do momento, a máquina para trás, para impedi-la de precipitar-se com a velocidade adquirida. Foi esse o papel de Evaristo sustentando a todo transe a monarquia constitucional contra os seus aliados da véspera.
Página 227 - Nada as detém, nem os desfiladeiros e precipícios, nem a sede ou a fome, nem as comoções da natureza ou as fadigas do espírito, nem a guerra ou as ciladas da terra desconhecida. No tempo do resgate ainda tinham um termo essas expedições, que era o dos primeiros rios navegados.
Página 486 - A abdicação tinha-a profundamente surprehendido, quando ella esperava do imperador somente uma mudança de ministério, ou antes o abandono de uma camarilha que lhe era suspeita. Os espíritos não se tinham preparado para uma solução que não anteviam, e, como sempre acontece com os movimentos que tomam o paiz...
Página 488 - Há outra consideração a juntar que vem completar esta nota: a arma de que se serviu eo rumo que deu à sua doutrinação foram os mais acertados e poderosos para o tempo: a arma foi o jornal eo rumo o liberalismo da Constituição.
Página 438 - ... e rivalidade, entre os filhos do Brasil e de Portugal, habitantes desta capital, desde a época, em que os encadeamentos dos sucessos da Europa entraram a dar ao continente do Brasil...
Página 441 - Providência, que dirigiu a obra, a levará ao termo. Vós vereis consolidar-se a vossa fortuna, vós sereis livres do peso de enormes tributos que gravam sobre vós; o vosso, e nosso...

Informação bibliográfica