Politica republicana

Capa
Leuzinger, 1882 - 573 páginas
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 311 - O Poder Moderador é a chave de toda a organização Política, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos. mais Poderes Políticos.
Página 509 - O poder moderador não tem o direito de despachar ministros como despacha delegados e sub-delegados de policia".
Página 516 - ... constituindo-as satélites obrigados do grande astro da corte - centro absorvente e compressor que tudo corrompe e tudo concentra em si - na ordem moral e...
Página 314 - Geral, e dissolvendo a Câmara dos Deputados, nos casos, em que o exigir a salvação do Estado, convocando imediatamente outra, que a substitua.
Página 538 - Todos podem communicar os seus pensamentos, por palavras, escriptos, e publical-os pela Imprensa, sem dependencia de censura; com tanto que hajam de responder pelos abusos, que commetterem no exercício deste Direito, nos casos, e pela forma, que a Lei determinar.
Página 513 - Como um pólipo monstruoso, o governo pessoal invade tudo, desde as transcendentes questões da alta política até as nugas da pequena administração".
Página 508 - Firmino Silva, dando conta da morte desse distinto brasileiro, escreveu no Correio Mercantil, de 10 de maio de 1868, as seguintes palavras: "Inopinadamente deixou o Ministério e se retirou "isoladamente"; e sempre que se oferecia ocasião de assumir a governação, se esquivava, "com inquietação dos que o conheciam".
Página 522 - Direito e pela nossa consciência, apresentamo-nos perante os nossos concidadãos, arvorando resolutamente, a bandeira do partido republicano federativo.
Página 517 - Pátria às eventualidades e aos perigos da usurpação e da conquista. O nosso estado é, em miniatura, o estado da França de Napoleão III. O desmantelamento daquele país, que o mundo está presenciando com assombro, não teve outra origem, não tem outra causa explicativa.
Página 521 - EM CONCLUSÃO Expostos os princípios gerais que servem de base à democracia moderna, única que consulta e respeita o direito ea opinião dos povos, temos tornado conhecido o nosso pensamento. Como o nosso intuito deve ser satisfeito pela condição da preliminar estabelecida na própria Carta outorgada — a convocação de uma Assembleia Constituinte, com amplas faculdades para instaurar um novo regime, é necessidade cardeal.

Informação bibliográfica