Questão de limites entre os estados do Paraná e de Santa Catharina: embargos ao accordão

Capa
Typ. e Lith. de Olympio de Campos & C., 1904 - 149 páginas

No interior do livro

Páginas seleccionadas

Índice


Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página liv - Officiaes no caso que não vão de cá nomeados alguns Capitães, e n'estas Companhias se alistarão todos os moradores casados, e solteiros, e dareis as ordens para a sua disciplina na mesma forma que se pratica nas outras terras do vosso Governo. O mesmo Brigadeiro fará que em cada...
Página cxlvii - Art. 4.° — Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se, ou desmembrar-se, para se annexar a outros, ou formar novos Estados, mediante acquiescencia das respectivas assembléas legislativas, em duas sessões annuaes successivas e approvação do Congresso Nacional.
Página lv - Para todas as despezas, que occorrerem na execução do que fica dito, fareis acudir d'essa provedoria do Rio de janeiro, na forma que ficareis entendendo pela copia que se vos remette, do que mando escrever ao provedor da fazenda. Ao provincial da companhia de Jesus mandei escrever a carta, que vai inclusa para que envie áquellas terras dois missionarios conforme ficareis instruido pela copia annexa.
Página liv - Parnaguá, será conveniente, que em alguma das povoações do dito distrito se ponha ouvidor, separada a administração da justiça. E porquanto o primeiro cuidado que deve ter-se, é que todos os ditos colonos sejam assistidos de pasto espiritual, e sacramentos em cada um dos ditos lugares; fará logo o dito brigadeiro levantar uma igreja da...
Página 126 - Governador e Capitão General da Capitania de São Paulo, etc. Faço saber aos que esta minha Carta Patente virem, que Sendo-me presente por parte do Provedor, e mais Irmãos da Irmandade do Sr.
Página liii - Cavallos: também mandará dar a cada um Casal no tempo opportuno para fazerem as suas sementeiras, dous alqueires de sementes conduzidos aos mesmos Lugares, para n'elles se repartirem. Em cada um dos Navios, q"ue fizerem a conducção da gente, se ha de remetter d'este Reino provimento de espingardas, e ferramentas proporcionado aos Casaes da sua lotação, as quaes o dito Brigadeiro lhes fará distribuir, tanto que estiverem assentados, a cada hum huma espingarda, huma fouce roçadora, e as mais...
Página liv - ... navio o preciso, calculando para cada sessenta casaes o que toca a uma igreja. Ao bispo de S. Paulo a quem presentemente pertence aquelle territorio, mando a este respeito avisar pela mesa da consciencia, que se ha de constituir em cada igreja d'estas um vigario, ao qual...
Página xlix - ... á gente que se transportar, e este provimento, como tambem os mais, podereis mandar fazer por assento, quando assim vos pareça mais conveniente. Nos portos d'aquelle contorno se fará todos os mezes, ou nos tempos que parecer mais opportuno, pescaria para pôr prompto o peixe fresco ou secco para as mesmas rações nos dias de jejum.
Página cxxxviii - Em 28 de junho de 1841, 8 de janeiro e 27 de agosto de 1844, o General Antero José Ferreira de Brito, presidente de Santa Catharina, reclamou e protestou contra a jurisdicção das autoridades de S. Paulo no campo de Palmas, sustentando que todo o territorio a léste do Pepery-Guassú e Santo Antonio pertencia a Santa Catharina.
Página lv - E para que não suceda no princípio, como é fácil, experimentar-se falta de sacerdotes para estas vigararias, mando pela dita mesa avisar aos bispos do Funchal, e de Angra, que convidem a alguns clérigos daquelas ilhas, para irem em companhia dos mesmos casais, como tudo entendereis pelas cópias que com esta se vos remetem, do que se avisa aos ditos bispos.

Informação bibliográfica