Viagens na minha livraria ...

Capa
Typ. da Aurora do Cavado, 1894
 

Páginas seleccionadas

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 51 - Misterioso nume, que aviventas Corações que estalaram, e gotejam Não já sangue de vida, mas delgado Soro de estanques lágrimas — Saudade ! Mavioso nome que tão meigo soas Nos lusitanos lábios, não sabido Das orgulhosas bocas dos Sicambros Destas alheias terras.
Página 130 - Por largo campo, indomito e fremente, Corre o Nilo espumoso : Feroz alaga a rapida corrente ; O Egypto fabuloso. Mas, se na grau' carreira, ás ondas grato, Tributo de caudaes rios acceita, , Soberbo não rejeita Pobre feudo de incognito regato.
Página 157 - Pretidão de Amor, Tão doce a figura, Que a neve lhe jura Que trocara a cor.
Página 227 - Não hei de pedir pedindo, senão protestando e argumentando ; pois esta é a licença e liberdade que tem quem não pede favor, senão justiça. Se a causa fora só nossa e eu viera a rogar só por nosso remédio, pedira favor e misericórdia.
Página 110 - Oh quão bem que parecia ! O masto da fortaleza • Como cristal reluzia ; A vela com fé cozida Todo o mundo esclarecia ; A ribeira mui serena, Que nenhum vento bolia.
Página 31 - Não ha taes memorias de tanto deleite, por onde a vontade melhor se esperguice, como as que rescendem aos beijos e leite de nossa apartada feliz meninice. Cavar pelas minas de fundas verdades é nobre fadiga : mas contos contados de edades a edades tem força de encanto que a todos obriga.
Página 198 - E às vezes pelas badaladas como galantes; mas não é isso, senão que nos corre a ferrugem pelas rodas, como aos homens o sangue pelas veas.
Página 102 - Quem guia nos ares A frecha implumada, Ferindo uma preza, Com tanta certeza, Na altura arrojada Onde eu a mandar? — Guerreiros, ouvi-me, — Ouvi meu cantar. IV Quem tantos imigos Em guerras preou ? Quem canta seus feitos Com mais energia ? Quem golpes daria Fataes, como eu dou ? — Guerreiros...
Página 198 - Também nessa pouquidade nos trapaceara os Grandes, porque de ordinário o corte não é do mesmo pano, que a amostra. REL. DA CIDADE. Nem a nota irmã da firma; mas deixemos para outra hora o ler por sentença, e vamos hoje por carta de nomes. Como é o nome de vm?

Informação bibliográfica