Critica e historia: estudos, Volume 1

Capa
Tip. da Antiga Casa Bertrand, 1910 - 414 páginas
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 183 - Deus, rei de Portugal e dos Algarves, d'aquem e d'alem mar, em África, senhor de Guiné e da conquista, navegação e commercio da Ethiopia, Arábia, Pérsia e da índia, etc.
Página 193 - Á vossa fonte tam fria Da Barroca em julho e agost* (Inda me é presente o gosto) Quam bem que nos i sabia Quanto na mesa era posto ! Ali não mordia a graça, Erão iguais os juizes, Não vinha nada da praça.
Página 35 - II escrevia, uma penna molhada e pronta para substituir aquelia de que ele se estava servindo ; sucedia por tanto ver Resende tudo quanto seu amo assentava no papel. Um dia, estando El-rei a escrever a Fernando o Católico, percebeu Resende ser coisa de muita importância e discretamente virou o rosto para o lado ; D. João II deu por isso e disse-lhe: vira-te para cá, que, se não me fiasse de ti, não te mandaria estar...
Página 30 - ... que nos revelam em parte o modo de viver da gente portuguesa daquelles tempos. E nós, que não temos memórias da vida intima de ninguém; nós, que sabemos a valia da historia oficial dos cronistas coada pela censura; nós, que nesta historia, árida e seca, só encontramos a noticia "das acções dos reis e próceres, e não sentimos nella o pulsar da vida nacional; nós, estimamos, louvamos, e sobretudo agradecemos a Resende o seu livro, que aos nossos olhos revive as...
Página 222 - É certo; mas certo é também, que sendo quatro os casos e havendo três mortes, são mortes de mais para indigestões. Do mesmo modo, quatro casos de anciãs, vómitos e outros fluxos, dando três mortes, e não sendo seguidos de outros casos e outras mortes no séquito real, são de menos para epidemia, são de mais para doença esporádica, e bastantes para envenenamento.
Página 331 - Um clerigo, (a) natural da villa de Alpedrinha, vimos cá ser cardeal em pouco tempo, e asinha cardeal de Portugal ; teve dois arcebispados, abbadias e bispados, fez dois irmãos arcebispos, parentes, amigos, bispos e criados mui honrados.
Página 114 - Emperador, nem Rei, nem outro senhor nunca fez de terras patrimoniaes possuídas pacificamente, porque...
Página 90 - Lisboa, onde ele eslava no ano de 1599; da qual peste ele morreu. E foi a derradeira obra que compôs.
Página 309 - ... cousas quero e me praz que lhe seja levado em despesa, todo o que se mostrar teer despezo por meus Alvaras.
Página 30 - Nas suas historietas apresenta-nos elle a descripção de usos, costumes, trajos, ceremonias; dá-nos trechos de conversações, noticias de relações sociaes, e muitas outras informações interessantes, incluindo as anecdoctas, que nos revelam em parte o modo de viver da gente portuguesa d'aquelles tempos. E nós, que não temos memorias da vida intima de ninguem; nós que sabemos a valia da historia official dos...

Informação bibliográfica