Infancia e adolescencia de D. Pedro II: documentos interessantes publicados para commemorar o primeiro centenario do nascimento do grande brasileiro occorrido em 2 de dezembro de 1825

Capa
Archivo Nacional, 1925 - 160 páginas
 

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 37 - Justiça, o tenha assim entendido, e faça executar com os despachos necessarios. Palacio do Rio de Janeiro em 12 de Setembro de 1828, 7° da Independencia e do Imperio. Com a rubrica de Sua Magestade Imperial.
Página 39 - Vianna, do meu conselho, ministro e secretario de estado dos negocios do imperio, o tenha assim entendido e faça executar com os despachos necessarios. Palacio do Rio de Janeiro, em 27 de Julho de 1842, 21° da Independencia e do Imperio. Com a rubrica de Sua Magestade o Imperador.
Página 73 - ... exercicio : o jogo das cartas, eo Theatrinho, são os do entendimento. Sobre este ultimo, tenho de fazer algumas observações. Este tem a capacidade necessaria, e está arranjado com gosto, e simplicidade : o panno da boca merece particular attenção.
Página 73 - ... trajados marcialmente, assentados sobre montes de bananas, cajús, e ananazes, de costas viradas para tão grandes novidades. A sua postura indolente, o seu ar de...
Página 70 - Não deixem de repetir todos os dias que um Monarca, toda vez que não cuida seriamente dos deveres do trono, vem sempre a ser vitima dos erros, caprichos e iniquidades de seus Ministros, cujos erros, caprichos e iniquidades são sempre a origem das revoluções e guerras civis; e então paga o justo pelos pecadores, eo Monarca é que padece, enquanto que seus Ministros sempre se ficam rindo e cheios de dinheiro e de toda a sorte de comodidades".
Página 19 - D. Pedro de Alcântara, João, Carlos, Leopoldo, Salvador, Bibiano, Francisco Xavier de Paula, Leocadio, Miguel, Gabriel, Raphael, Gonzaga- principe imperial, filho legitimo, e primeiro varão existente do Senhor D.
Página 7 - Manda Sua Magestade o Imperador pela secretaria de Estado dos Negocios do Imperio...
Página 21 - Hei por bem usando do direito que a Constituição me concede no Capitulo 5° artigo 130: Nomear, como por este Meu Imperial Decreto nomeio, Tutor de Meus Amados e Prezados Filhos, ao muito Probo, Honrado e Patriótico Cidadão José Bonifácio de Andrada e Silva, meu verdadeiro amigo.
Página 19 - Escriptura de contracto antenupcial virem que no Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo de mil...
Página 69 - Eu não cessarei de repetir aos Mestres que não olhem para os livros das Escolas, mas tão somente para o livro da Natureza, corpo e alma do homem ; porque fóra disto só pode haver sciencia de papagaio ou de menino d'escola, mas não verdade nem conhecimento exacto das couzas, e dos homens, e de Deos.

Informação bibliográfica