Imagens das páginas
PDF
ePub

ARCHIVO DO ESTADO DE S. PAULO

PUBLICAÇÃO OFFICIAL

DE

DOCUMENTOS INTERESSANTES

PARA

A HISTORIA E COSTUMES DE S. PAULO

Vol. VI

YCUATEMY

TYPOGRAPHIA DA CASA (AO MERCURIO))

Rua João Alfredo, 11

S. Paulo

HARVARD COLLEGE LIBRARY

DEC 15 1915

LATIN-AMERICAN
PROFESSORSHIP FUND,

S

[ocr errors]

Copia da Licença de q''acuza a carta supra

m

do

Atendendo as urgentes necesid. espirituaes, que padecerà o excessivo numero de Povo, q' o Ill. e Ex. Snr. Gen." desta Capitania manda na prezente ocazião para os Certões de Curitiba, e Tibagy em serviso de S. Mag. Fidelis.ma q'D. g. Hey por bem conceder licença ao R.do Mauricio de Ramos da V.a de Parnaguá, e em sua falta ao R.de Theodoro, Coadjutor da V.a de Cananéa, aq. od. Ex." Snr. Gen.a1 nomeou por Capelão da referida Expedição: para que durante ella, e eu, por algum incidente não ordenar o contrario, posa qualquer dos ditos, que com effeito for na dita expedição levantar altar portatil em parte apta, e conveniente para poder dizer húa misa cada Domingo ou dia Santo, mandando para isso armar, e asear o Lugar, em que a dicer com a decencia posivel, e devida a tão alto, e divino Sacreficio; e fora destes dias nomeados não poderá dizer, se não sendo necesaria para se Sacramentar por viatico algum enfermo; e alem do referido acima, he concedo as faculdades seguintes:-poderá confesar, absolver dos rezervados Sinodaes, ensinar a doctrina. christãa, dezobrigar o Povo em tempo de Quaresma, benzer tudo o q' for licito, e necesario, e finalmt. ler os exorcismos.-S. Paulo 40 de Junho de 4769.

O Vigario Capitular do Bispado

Para Jozé Gomes de Gourea em Jaguary

Recebo a carta de vmc. de 28 de Junho deste prezente anno, e sinto, que o Tent. Franc. Jozé Per. se intrometese a desmanchar os animos daqueles ventureiros, q' vmc. tinha

[ocr errors]

convocado para a sua bandr.a quando elle por militar devia Ser o primeiro, que concorrese para ajudar a vmc. a adquirilos, por cujo motivo remeto a vmc. o primr. bando para mandar publicar por esas partes; e para poder mostrar a eses homens, e capacitalos na sua primr. tenção de fazerem com vmc. a entrada para o Certão do Tibagy, aonde podem esperar (se Deus quizer) mt.os e avultados Lucros p.a sy, e p.a todos os vasalos de S. M. F.

Esta entrada, em q' vmc. poderá Ser empregado, não tem Lugar agora; porq' aqueles que se destinarão para estas primr.as expedições, já a este tempo lhe terão dado principio: mas como a acção hé grande, pode vmc. ir trabalhando, e dispondo as Couzas, por q' em quanto vmc. se vai armando, chegará o tempo, em q' ha de ser necesario; e eu me não descuidarei de avizar a vmc., por q' tenho mt." na Lembr. a sua protecção. Deus g. a vmc. S. Paulo a 5 de Julho de 1769. Dom Luiz Antonio de Souza

Snr. José Gomes de Gouvêa.

0

A esta Carta acompanhou hú bando com data do mesmo dia 5 de Julho de 1769 que se acha regd." no L. 4. das ordens da Secretr.a a fs 67.

P. o Ajud. das Ordens, que se acha em Parnaguá

Com data de 6 de Junho recebo a outra Carta, em q' vmc. me dá conta de todas as disposições, q' tem formado para pôr em execução a sua idéa da entrada do Tibagy, cujas medidas serião asazmt. bem tomadas se lhe não faltase aquela preciza noticia que em Carta de 22 de Mayo julgo ser neces

saria adquirirse do Estado das nosas Fronteiras, e daqueles citios, e postos mais convenientes, em q' devemos fundar os nosos estabelecimentos, para q' quando partirem as expedições grandes, Levem já o ponto fixo, e destino Certo daquelas paragens, em q' devem ir estabelecerse; tudo na forma que mais Largamt. Levo expressado a vmc. na Sobred." Carta.

a

[ocr errors]

Mas por q' esta idéa, em q' tenho tão firme o pensamt.° pode ter mais esta, ou aquela Limitação, q' vmc., como Inspector, de mais perto julgará ser necessario accrescentar, ou diminuir, fico esperando a respeito da d. Carta os seus avisos p. q', sendolhe necesario mais algum dinhr. p.a reforçar a entrada, ou seja por diferente Caminho, ou pelo mesmo, p.* a sustentar com outro Segd." Corpo, q' vá em Seu Seguimento o primeiro, q' vmc. tiver já feito entrar, eu lhe remeter o d. dinheiro, por aquella via mais segura, e mais breve q'encontrar: bem advertido porem, que nestes primr. preludios, em q' não vão tão Seguras as utilidades do Estado, se deve poupar o Cabedal p. se empregar com mayor Certeza, e mayor utilid. nas outras expedições, q' se fizerem com pleno conhecimt de q' se deve obrar: por q' nesas hé q'ha de ser preciza toda a força, e toda a dispeza para se fundarem os establecimt. com mayor deferença, e permanencia.

[ocr errors]

08

Emqt. me não chegão os referidos avizos, nem se a minha Carta chegaria a tempo de vmc. se poder regular por ella, não posso obrar cousa alguma mais nesta materia; o q' farei promptamt. tanto q' me chegarem as noticias do q' se pasa por ter mt. no Coração esta empreza, e dezejar dezempenhar as disposições de vmc. e darlhe meyos, p.' q' as faça com mayor acerto D. g. a vmc. S. Paulo a 5 de Julho de 1769.

e

Dom Luiz Antonio de Souza.

Senhor Affonço Botelho de S. Payo e Souza.

« AnteriorContinuar »