Imagens das páginas
PDF
ePub

A sua carreira literária, que alvorece na Família inglesa, que alcança a máxima perfectibilidade nas Pupilas, que se mostra cheia de pujança na Morgadinha, não esmaece nos Fidalgos. Este seu último livro mostra, sob um novo aspecto, a expressão elevada do seu talento de romancista. Perde, porém, em colorido e em originalidade o que ganha em acção e movimento.

Ao encerrarmos este estudo, que há de merecer censuras, mas que é o resultado de um paciente trabalho, ficamos com a convicção de que aqueles que nos lerem terão vontade de voltar a deleitar-se com os livros do romancista que soube, mais do que ninguém, fazer uma obra essencialmente portuguesa.

Até o seu estilo simples e sossegado, sem arrebatamentos nem arrevesamentos de linguagem, há de impor-se aos que andam estonteados com a literatura de hoje, excessivamente rica de forma e irrequieta de conceitos. No meio da agitação em que andamos envolvidos, as páginas dos romances de Júlio Denis, dos seus contos e das suas cartas, continuarão a ser um salutar confôrto para as almas que vivem na ânsia de originalidades, que nem sempre são arte, e de contrastes, que nem sempre conseguem dar a sensação de beleza.

Que as obras de Júlio Denis fiquem sendo

horas tranquilas na torturada vida literária de hoje! Que nelas repousem os que as saibam sentir, como a melhor expressão da alma portuguesa, carinhosa e sentimental, em que a bondade floresce como a mais alta característica da raça!

FIM DO SEGUNDO E ULTIMO VOLUME

1

« AnteriorContinuar »