Obras completas do cardeal Saraiva (d. Francisco de S. Luiz) patriarcha de Lisboa: precedidas de uma introducção pelo marquez de Rezende, Volume 5

Capa
Imprensa Nacional, 1875
 

Páginas seleccionadas

Índice

Outras edições - Ver tudo

Passagens conhecidas

Página 121 - Rei de Portugal, e dos Algarves, daquem, e dalém mar em África Senhor de Guiné, e da Conquista navegação commercio da Ethiopia, Arabia, Persia, e da India, etc.
Página 239 - Moçambique em um mez a Goa. Que haja a tal lagoa dizem-no não só os cafres , senão portuguezes que já lá chegaram , navegando pelos rios acima, e por falta de premio se não tem descoberto atégora este caminho.
Página 79 - Rei de Portugal, e dos Algarves daquem, e dalem Mar em Africa Senhor de Guiné e da Conquista, Navegação, e Commercio da Ethiopia, Arabia, Persia, e da India.
Página 309 - Vereis este, que agora pressuroso Por tantos medos o Indo vai buscando, Tremer delle Neptuno, de medroso, Sem vento suas aguas encrespando.
Página 154 - ROTEIRO da Viagem da Cidade do Pará até às ultimas colonias dos dominios portuguezes em os Rios Amazonas, e Negro. Illustrado com algumas noticias, que podem interessar a curiosidade dos navegantes, e dar mais claro conhecimento Das Duas Capitanias do Pará, e de S. José do Rio Negro.
Página 239 - E tambem o rio Chire, que, cortando por muitas terras, e ultimamente pelas do Rondo, se vai ajuntar com o rio de Cuama, para baixo de Sena.
Página 259 - Deo praestare obsequium, si, eius opera et industria, mare usque ad Indos, qui Christi nomen colere dicuntur, navigabile fieret, sicque cum eis participare, et illos in christianorum auxilium adversus saracenos et alios huiusmodi fidei hostes commovere posset...
Página 387 - Chronologico das navegaçôes, viagens, descobrimentos e conquistas dos portuguezes nos paizes ultramarinos, desde o principio do seculo XV.
Página 185 - No cume desta serra da parte do noroeste se achou uma estatua de pedra, posta sobre uma lage, que era um homem em cima de um cavallo em osso, eo homem vestido de uma capa como bedem, sem barrete, com uma mão na coma do cavallo, eo braço direito estendido, e os dedos da mão encolhidos, salvo o dedo segundo, a que os latinos chamam index, com que apontava contra o poente. Esta imagem, que toda sahia macissa da mesma lage, mandou el-rei D. Manuel tirar pelo natural por um seu criado debuxador, que...
Página 235 - Deu este capitão (Gregorio de Quadra) tão boa conta a el-rei D. Manoel de tudo o que tinha visto e observado, e de tudo o que sabia da Arabia, da Ethiopia, e do grande lago, que reputava ser a origem do Nilo, do Zaire, e de outros grandes rios de...

Informação bibliográfica