Diccionario da lingua portugueza e diccionario de synonymos seguido do diccionario poetico e de epithetos

Capa
Guillard, Aillaud, 1892
 

Opinião das pessoas - Escrever uma crítica

Não foram encontradas quaisquer críticas nos locais habituais.

Passagens conhecidas

Página 362 - São estes sacerdotes dos Gentios Em quem mais penetrado tinha inveja, Buscam maneiras mil, buscam desvios Com que Thomé não se ouça ou morto seja : O principal, que ao peito traz os fios, Hum caso horrendo faz, que o mundo veja Que inimiga não ha tão dura e fera Como a virtude falsa da sincera.
Página 223 - E quando dece o deixa derradeiro; Vós, que esperamos jugo e vituperio Do torpe ismaelita cavalleiro. Do Turco oriental e do Gentio, Que inda bebe o licor do sancto rio...
Página 333 - Sabe que quantas naus esta viagem Que tu fazes, fizerem, de atrevidas, Inimiga terão esta paragem, Com ventos e tormentas desmedidas!
Página 474 - Vereis amor da pátria, não movido De prémio vil, mas alto e quase eterno; Que não é prémio vil ser conhecido Por um pregão do ninho meu paterno.
Página 333 - Oh! Que não sei de nojo como o conte: Que, crendo ter nos braços quem amava, Abraçado me achei c'um duro monte De áspero mato e de espessura brava. Estando c'um penedo fronte a fronte, Que eu pelo rosto angélico apertava, Não fiquei homem, não; mas mudo e quedo E, junto dum penedo, outro penedo!
Página 119 - Dai-me uma fúria grande e sonorosa. E não de agreste avena ou frauta ruda, Mas de tuba canora e belicosa, Que o peito acende ea cor ao gesto muda; Dai-me igual canto aos feitos da famosa Gente vossa, que a Marte tanto ajuda: Que se espalhe e se cante no Universo, Se tão sublime preço cabe em...
Página 111 - Assim no Reino forte aconteceu Depois que o Rei Fernando faleceu. Porque, se muito os nossos desejaram Quem os danos e ofensas vá vingando Naqueles que tão bem se aproveitaram Do descuido remisso de Fernando, Depois de pouco tempo o alcançaram, Joane, sempre ilustre, alevantando Por Rei, como de Pedro único herdeiro (Ainda que bastardo) verdadeiro.
Página 308 - Pacheco fortissimo, e os temidos Almeidas, por quem sempre o Tejo chora : Albuquerque terribil, Castro forte, E outros, em quem poder não teve a morte.
Página 236 - A'quellas duvidosas gentes disse Com palavras mais duras , que elegantes , A mão na espada , irado , e não facundo , Ameaçando a terra , o mar, eo mundo : Como da gente illustre Portugueza Ha de haver, quem refuse o Patrio marte?
Página 499 - A idéa, ou sentimento por elle representada, certo que em todos os paizes o sentem; mas que haja vocábulo especial para o designar, não o sei de outra nenhuma linguagem se não da portugueza.

Informação bibliográfica